quinta-feira, 18 de outubro de 2012


JOSEPH  PILATES

 


Nascido em 1880 nos arredores de Dusseldorf (Alemanha) Joseph Hubertus Pilates teve uma infância marcada por sua saúde frágil, sofria com enfermidades como raquitismo e asma.
Considerado um gênio da atividade física, desenvolveu seu método graças a uma vida dedicada à prática de diversos tipos de exercícios (que foi o que o ajudou a superar suas limitações) e aos estudos sobre o corpo e seus mecanismos, as antigas civilizações ocidentais e orientais e as leis da física.
Compreendeu os complexos sistemas orgânicos e todas as informações adquiridas com sua vivência de uma forma simples (daí sua genialidade). Com isso passou sua vida criando, sistematizando e classificando exercícios de acordo com seus objetivos e níveis de dificuldade. Incansável, Pilates desenhou e construiu diversos aparelhos e suas respectivas séries de movimentos que tinham como objetivo não só melhorar os músculos, mas também a saúde do corpo como um todo, integrando corpo, mente e espírito.
Apesar de não existir fisioterapia na sua época, Pilates conseguiu recuperar muitas pessoas com limitações físicas e lesões por meio da aplicação de seus exercícios baseados nos princípios que desenvolveu e no equilíbrio da relação entre força e flexibilidade.
Sua metodologia também pode ser utilizada como base de treino para atletas de alto rendimento assim como bailarinos das principais escolas de dança no mundo.
Para quem tem interesse em praticar o método, sugiro que se informe sobre a formação dos Professores de Educação Física ou Fisioterapeutas que ministrarão as aulas e que procurem instrutores certificados em instituições sérias e preocupadas com a formação dos profissionais e com a manutenção da autenticidade do método, como o Allegra Estudio Pilates. As são encontradasem duas modalidades: Mat Wall Pilates (aula em aparelhos, pequenos grupos), Studio (aula individual com aparelhos).
Para os apaixonados por atividade física ou para quem tem dores crônicas provenientes de uma má postura, experimente! Estou certo que ficará viciado no bem-estar que a prática irá lhe proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário